
Na Bahia, 28 cidades permanecem sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), incluindo Candeias, Camaçari e Simões Filho, localizadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A Defesa Civil de Salvador mantém um alerta máximo devido ao risco de deslizamentos de terra, especialmente após o volume de chuvas registrado na capital nos últimos dias, que corresponde ao esperado para todo o mês de maio.
Nos últimos cinco dias, Salvador acumulou uma precipitação de 305 milímetros no bairro Barro Duro, superando a média mensal de 302 milímetros. Na manhã desta segunda-feira (5), ventos fortes causaram a queda do alambrado de uma quadra esportiva no bairro de Ondina, mas felizmente não houve feridos. Na Avenida Anita Garibaldi, uma placa de propaganda também foi derrubada, resultando na interdição de uma das faixas da via para a remoção do painel.
Além disso, um trecho da Avenida Centenário foi alagado, obrigando motoristas a transitarem com cautela e um motociclista a utilizar a calçada para prosseguir.
A Defesa Civil continua a monitorar a situação e informa que, devido ao mar agitado, a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica está suspensa há quatro dias.
Previsões Meteorológicas
De acordo com a meteorologista Cláudia Valeria, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a previsão para a semana indica que um sistema atmosférico atuará sobre o oceano, aumentando a cobertura de nuvens e trazendo mais chuvas, embora com menor intensidade. “As chuvas devem se concentrar no litoral, especialmente entre Salvador, o baixo sul e o litoral norte, enquanto a região centro-oeste terá dias mais ensolarados”, explicou.
A previsão do Inmet aponta que a chuva pode alcançar até 100 mm em um período de 24 horas, aumentando os riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios. No último sábado (3), a Codesal recomendou a evacuação de moradores em seis comunidades.
Na terça-feira (6), espera-se que a chuva se concentre mais na faixa litorânea, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Em Salvador e na região metropolitana, a intensidade da chuva pode ser maior em determinados momentos do dia, enquanto outras áreas do estado não devem enfrentar temporais.