João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Sergipe volta a realizar comercialização industrial de gás no mercado livre
18 de dezembro de 2024 / 20:21
Foto: Divulgação Eneva

Sergipe vai voltar a realizar a comercialização industrial de gás no mercado livre a partir de janeiro de 2025. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (18), pela Eneva, empresa responsável pelo Hub Sergipe, que reúne uma usina termoelétrica e uma unidade flutuante no município da Barra dos Coqueiros.

Segundo o diretor de marketing, comercialização e novos negócios da Eneva, Marcelo Lopes, o acordo de dois anos foi fechado com uma empresa de cerâmica e o fornecimento do gás vai ocorrer através da estrutura do Hub Sergipe, que é o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha nacional de transporte de gás.

Para o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a parceria representa um passo importante para a diversificação e fortalecimento do setor energético em Sergipe. Já que o estado voltará a contar com um consumidor livre de gás natural, que já se destaca como o terceiro maior consumidor do estado.

Ainda de acordo com ele, o estabelecimento do mercado livre de gás natural terá um impacto direto no mercado local, reduzindo custos operacionais e ampliando a competitividade de Sergipe no cenário nacional, já que possibilita que os consumidores negociem seus contratos diretamente com os fornecedores.

O Hub Sergipe está localizado em Barra dos Coqueiros, município da região metropolitana de Aracaju e conta com a usina que possui capacidade de geração de 1,6 GW e uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural (FSRU) com capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia.