
O Ceará disponibilizará 14,2 mil vagas no Sisu 2026, segundo dados do Ministério da Educação. Este total faz parte das mais de 274 mil vagas oferecidas em todo o Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada, que abrirá inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro no Portal Acesso Único. Dentre essas vagas no Ceará, 8.543 são destinadas a universidades federais, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além disso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferecerá 5.680 oportunidades.
A UFC concentra o maior número de vagas entre as instituições cearenses, com 6.408 disponíveis em 110 cursos oferecidos na capital e em cidades do interior. Os cursos com maior destaque em número de vagas são medicina, agronomia e engenharia civil. A UFCA disponibiliza 1.293 vagas, com maior oferta para administração, ciências contábeis e engenharia civil. Já a Unilab conta com 842 vagas, predominantemente para cursos nas áreas de humanidades, administração pública e agronomia. No IFCE, os cursos que mais ofertam vagas são engenharia ambiental e sanitária, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações, educação física e física, totalizando 5.680 vagas.
Uma novidade para o Sisu 2026 é a aceitação das notas do Enem das três últimas edições, ou seja, das provas realizadas em 2023, 2024 e 2025, facilitando as chances dos candidatos. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, com matrícula a partir de 2 de fevereiro. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O Sisu é a principal porta de entrada para o ensino superior público no país, baseando-se nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proporcionando uma ampla oferta de vagas, inclusive no Ceará com mais de 14,2 mil vagas para 2026.