João Pessoa 27.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 26.69 nublado Salvador 25.98 algumas nuvens Fortaleza 30.07 céu limpo São Luís 32.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 nuvens dispersas Aracaju 26.97 algumas nuvens
UFRN recebe prêmio de contribuição científica ao acesso aberto
25 de novembro de 2024 / 10:11
Foto: Magnus Nascimento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na última quinta-feira, 21, o Prêmio de Contribuição Científica ao Acesso Aberto, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A universidade foi reconhecida como a melhor da região Nordeste, em virtude do maior percentual de publicações científicas em acesso aberto no período de 2019 a 2023, com o mínimo de quatro mil publicações.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o VII Seminário do Portal de Periódicos da Capes, em Brasília, e contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo. Para o gestor, o prêmio reconhece a qualidade das pesquisas desenvolvidas, assim como comprova a efetividade da política de melhoria da qualidade da graduação e da pós-graduação na UFRN. Rubens Maribondo adiciona que a conquista decorre das iniciativas voltadas a garantir que os resultados das pesquisas de dissertação e tese sejam publicados em periódicos de acesso aberto, de modo a disseminar o conhecimento gerado.

A Capes selecionou instituições das cinco regiões brasileiras para a concessão do prêmio, por meio de uma análise realizada na plataforma da empresa Clarivate Analytics, que tem como fonte de dados a plataforma Web of Science.