O investimento em tornar Pernambuco um destino para turistas internacionais foi uma das pautas discutidas no Visit Pernambuco – Travel Show 2024, realizado em Porto de Galinhas nesta terça e quarta-feira (3 e 4).
O evento, voltado a realizar o contato entre vendedores e investidores na área de turismo, está em sua 6ª edição.
Em coletiva de imprensa realizada após a cerimônia de abertura, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Nery, falou sobre uma das ações que tem feito para atrair não só turistas, como investidores nacionais e internacionais para o estado.
“A Empetur contratou uma empresa que foi em São Paulo, em Belo Horizonte, em Buenos Aires… Para mim foi uma coisa que, como pernambucano, encheu o coração de orgulho”, contou.
“Foi montado um domo fechado, onde ali você tinha um filme em 360°, com som e imagens de Pernambuco mostrando as belezas naturais que nós temos”, continuou Nery.
A ação era uma experiência imersiva, que ainda contou com a participação do Chef Rafael Vasconcelos, levando a gastronomia de praia pernambucana aos visitantes.
“Foi feito um convite a todos os operadores da região… Você entrava e recebia uma chinelinha para pisar na areia. Vento da praia, temperatura, som, imagem”, explicou o secretário.
O evento foi realizado em seis cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília – maiores emissores no Brasil -, Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Santiago (Chile).
Principal responsável pelas ações voltadas ao turismo de Pernambuco, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) tem atuado diretamente nessas ações para captação do fluxo de investimentos e consumidores nos pontos turísticos do estado.
“Pernambuco é muito forte no turismo de lazer. O operador de viagem é muito forte. Então a gente faz um trabalho de planos cooperados, como operadora de viagem. É o maior investimendo da história de Pernambuco nesses planos cooperados”, ressaltou Eduardo Loyo, diretor da Empetur, em coletiva de imprensa.
Segundo Loyo, o estado trabalha com parcerias e incentivos com os principais operadores que vendem pacotes de passeios para Pernambuco, sendo 10 nacionais e cinco internacionais, também identificando de onde mais estão vindo os turistas.
“Na CVC [operadora de viagem], por exemplo, tem como se fosse um clube de pontuação. Então quando você está comprando um pacote para Pernambuco, tem um multiplicador maior do pontos”, exemplificou o diretor.
“A gente faz esse trabalho muito forte e, principalmente, dá capacitação aos operadores. Então se alguém chega procurando um destino no Nordeste, ele já fala ‘vá para Pernambuco, que Pernambuco tem isso’. Vai ter um incentivo de vendas através do nosso estado”, completou Eduardo Loyo.